28 de jul. de 2008

Os melhores do Anima Mundi

Foi postado anteriormente a relação dos vencedores do Anima Mundi em suas categorias. Agora, chegou a hora de assistir uma coletânea com as melhores animações do festival.

Sente-se confortavelmente e prepare a pipoca porque a diversão é garantida!


Blind Spot




Jungle Jail




D’un Peu Plus Loin

Um curta com uma incrível harmonia. Trilha e imagens se encaixam perfeitamente. Mostra diversos ciclos, caminhos, baseados na música - ritmo - e na isca - cadeia alimentar. Aliás, o ritmo se dá como algo que lembra o movimento daquelas bonecas russas.



Puppet

O curta de Patrick Smith inicia-se com uma frase de Freud que diz “O masoquista cria uma entidade separada para alcançar um nível repulsivo de auto-flagelação”. O curta em 2D é minimalista, apenas com os elementos essenciais.

Nele, um rapaz cria um boneco de fantoche. Mal sabia ele que este continha um tipo de entidade que começa a torturá-lo e colocá-lo em situações perigosas. Algo como uma brincadeira do copo que deu certo demais.

Produzido pela Blend Films, assista abaixo o curta americano Puppet que tem um pouco mais de 6 minutos.



Voodoo

O curta a seguir é francês e chama-se Voodoo. É uma comédia onde três feiticeiros sentem a presença de hostis e, com bonecos de voodoo, os manipulam. Um pouco de Disney old style cartoon, me lembrou “A nova onda do Imperador”. Criação de Romain Baudy, Ludovic Bouancheau, Liane Cho han, Yann le Gall, Marietta Ren, Sebastien Wojda; produção na escola francesa, já muito falada por aqui, Gobelins.



Global Warming



Sirigui

O curta tem um estilo que mistura algo parecido com giz de cera, bits, pixels & games antigos. A trilha é batida, chata e previsível, mas cai como uma luva na animação, já que a música conhecida ganhou uma nova versão que lembra justamente os games da minha era (Pós-Atari, Pré-Mega Drive). Nada surpreendente, nem com um roteiro sensacional, mas vale por diversão.





Beton

Esse curta de Israel foi criado por Ariel Belinco e Michael Faust e conta, com uma clara referência ao gênio e pintor René Magritte, o incômodo de uma pipa na área militar.

Os militares são utilizados apenas para exemplificar um ambiente sério, onde brincadeiras não são permitidas. Mas, muitas vezes, não é necessário ser militar para sofrer esse tipo de bloqueio. Lugares onde a “brincadeira” e liberdade é permitida, mas até certo ponto.




Domain

Foi criado por Christophe Alenda na escola francesa Ecole Emile Cohl.
Com um forte humor-negro, Domain conta as memórias de um carrasco depois que a pena de morte foi abolida.

Nenhum comentário: