26 de set. de 2008

Campus Party volta ainda maior ao Brasil

Por sete dias, o Brasil volta a sediar o maior encontro mundial de internet. A Campus Party apresenta sua segunda edição no país entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2009 no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. A estimativa é de que seis mil pessoas fiquem conectadas 24 horas por dia para debater e experimentar novidades no espaço digital.

"Vamos repetir o sucesso do ano passado e nos aproximar ainda mais das comunidades virtuais", disse Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil, em coletiva de imprensa realizada hoje pela manhã em São Paulo. Entre as principais novidades anunciadas está o teste de conexão à web com velocidade de 10 Gbps, anunciada como a maior banda individual já disponibilizada no mundo.

A rapidez é tamanha que permite baixar o conteúdo de nove milhões de livros da Biblioteca Nacional em menos de dois minutos. A infra-estrutura será oferecida pelo Grupo Telefônica , principal patrocinador mundial da feira. Os "campuseiros" também serão estimulados a construir um robô com software livre durante o encontro. Para tal, haverá oficinas especializadas no auxílio da operação.

Durante toda a semana, os participantes terão palestras, desafios e apresentações, espalhadas por 12 áreas de conteúdo. Além dos inscritos na festa, a organização espera que cerca de 300 mil pessoas circulem pelo espaço. Segundo o diretor, o objetivo é estimular o "compartilhamento da cultura digital".

30% maior

A edição 2009 dobrou de tamanho e o investimento não ficaria atrás. Segundo Roberto de Andrade, diretor de Comunicação e Marketing da Futura Networks, organizadora do evento, o aporte cresceu 30%. "Passamos de 7 para 10 milhões de reais investidos". O valor das cotas varia de 40 mil reais até 300 mil reias, para patrocinadores considerados masters.

Mas o motivo de maior comemoração de Andrade é o fato de ter conseguido apoio dos governos Federal, Estadual (SP) e Prefeitura. "Não foi fácil convencê-los a apostar no projeto. Mas o investimento em inclusão social é sempre válido e eles perceberam isso", afirma. Segundo ele, a contribuição da iniciativa privada também foi "importante".

Andrade alerta ainda que não será tarefa fácil para as agências de publicidade entreterem este público jovem e antenado. "O perfil é muito diferente e é muito difícil fazer publicidade para este público. As agências terão que fugir do branding tradicional".

Inscrições

As inscrições para a Campus Party podem ser feitas pelo site do evento e o ingresso custa 150 reais. De 07/10 a 31/10, o interessado poderá se inscrever por 100 reais. A partir de 01/11 e até o fim dos seis mil ingressos, o preço será o valor cheio.

VIa: Adnews

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