O mercado de vendas on-line não pára de crescer. De acordo com dados divulgados nesta última terça-feira (7) pela Provar (Programa de Administração de Varejo) e pela FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados apontou que o mercado de vendas na internet no país movimentou R$ 3.8 bilhões só nos primeiros seis meses do ano.
Batizado de "Pesquisa E-Commerce x Varejo Tradicional: Perfis e Preferências dos Consumidores", o levantamento avalia o processo de escolha do canal de compra por parte dos consumidores e registra hábitos e tendências com objetivo de auxiliar o planejamento e execução de estratégias pelos executivos do negócio.
Segundo o site Convergência Digital,foram investigadas três categorias de produtos: áudio e vídeo, linha branca e eletroportáteis. Segundo o que a E-bit Empresa apurou, no primeiro semestre de 2008, houve um crescimento de 290% frente ao mesmo período de 2005.
A pesquisa também revela o comportamento de compra do consumidor em relação às seguintes questões:
-Apesar da utilização da internet por 78% dos respondentes, menos de 5,8% utilizam este canal para realizar compras de eletrodomésticos, áudio e vídeo e eletroportáteis;
-Por outro lado, destaca-se o hábito da negociação de preços ou de condição de pagamento em 85% dos respondentes, possível apenas no varejo tradicional;
-Lojas especializadas e grandes redes foram citadas pelos consumidores como o canal de compras preferido;
-Considerando que as categorias de produtos caracterizam-se por produtos encontrados em diferentes varejistas, 94% dos consumidores afirmaram pesquisar antes de efetuarem suas compras;
- Outro aspecto importante é o uso do crediário na realização de compras. 58% dos entrevistados disseram já ter deixado de comprar algum bem por causa da taxa de juros elevada;
- 44,1% dos consumidores de linha branca afirmaram preferir pagar suas compras com crediário, contra 33,5% de eletroportáteis e 42% de áudio e vídeo que preferem pagar com cartão de crédito.
-Na escolha do local de compra, destacaram-se os seguintes atributos: condições de pagamento, prazo de entrega, atendimento, ambiente de loja e preço do produto.
O levantamento contou com a participação de 429 consumidores de linha branca, áudio e vídeo e eletroportáteis, da região sul da cidade de São Paulo, que já tivessem comprado pelo menos um produto dos segmentos relacionados.
Do total entrevistado, 42% enquadram-se nas classes sócio-econômicas B1 e B2; as mulheres foram responsáveis por 53% das respostas; 54% dos participantes possuem idade entre 21 e 40 anos; 58% declararam-se casados; 51% são trabalhadores com emprego formal; e 64% afirmaram ter moradia própria.
Outras características da mostra são referentes aos 42% que informaram ser chefe de família, sendo que 37% têm ensino médio completo ou superior incompleto; e aos 70% dos respondentes que têm filhos, sendo que 58% têm dois ou três.
Fonte: Adnews
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