
O editor da revista Wired, Chris Anderson, esteve no Brasil e garantiu: todos os serviços de internet caminham para ser gratuitos aos internautas. A declaração foi concedida em palestra no IV Fórum de Internet Corporativa, realizado em Porto Alegre, RS.
"Zero é o novo modelo econômico. Tudo o que estiver online, mais cedo ou mais tarde, será de graça", disse durante o evento. O editor atribuiu a tese ao que considera ser o novo modelo econômico que, segundo ele, vem ganhando força na última década. Anderson citou como exemplos os jornais e músicas gratuitas diponíveis na web.
Mas a gratuidade prometida não é sinônimo de que não haverá custos. Alguém deve pagar a conta, de acordo com o editor. Anderson comparou o processo à mesma prática corrente com a TV e o rádio, segundo a qual a publicidade garante o acesso de graça. "Estamos entrando em uma era em que o gratuito será a regra, e não uma anomalia", escreveu o autor na edição de março da revista Wired.
Segundo Anderson, o novo modelo se divide em duas formas: um em que o produto é gratuito, mas de alguma forma torna o consumidor dependente de outros serviços complementares, com preços maiores. No outro caso, o editor se baseia na tendência de que, no ramo da tecnologia, os preços caem de maneira muito rápida.
Chris Anderson vai explorar o assunto em seu próximo livro, batizado de "Free", cujo lançamento está previsto para junho de 2009.
Via: Adnews
Nenhum comentário:
Postar um comentário