13 de nov. de 2008

TV digital fecha ano com alcance de 40 milhões

Às vésperas de completar um ano de implantação no país, a TV digital brasileira deverá fechar 2008 com cobertura suficiente para atender cerca de 40 milhões de habitantes.

A informação faz parte de um levantamento feito pelo Fórum do Sistema Brasileiro da TV Digital Terrestre – SBTVD, com base no cronograma de implantação do Ministério das Comunicações e no número de habitantes das cidades (Censo 2007/IBGE), onde a TV Digital entrará em operação até o final de 2008.

“Nenhum país conseguiu os resultados obtidos pelo Brasil em tão pouco tempo. Somos um case de sucesso, já amplamente reconhecido no exterior”, observa Roberto Franco, presidente do Fórum SBTVD.

Adiantadas em relação ao cronograma oficial, São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), já têm transmissão digital em HD e para dispositivos móveis e portáteis. Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Campinas (SP) terão até dezembro de 2008. E até o final de 2009, todas as capitais brasileiras e Brasília (DF) terão TV digital funcionando.

Outro dado levantado pelo Fórum SBTVD foi o número de telespectadores, que poderá chegar a 645 mil até dezembro de 2008. Essa estimativa é baseada na previsão de vendas de receptores fixos e móveis da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), feito antes da crise internacional anunciada.

Ao todo, calcula-se a comercialização de 150 mil receptores fixos como conversores externos e embutidos em TVs, com estatísticas que apontam 3,3 telespectadores por aparelho, acrescidos de mais 150 mil receptores móveis (celulares, minitvs e pen-drives), com uma pessoa por dispositivo.

Via ADNews

Nenhum comentário: