13 de fev. de 2009

Google usa estudo de rastreamento do olhar para entender usuários

Webdesigers usam equipamentos para o rastreamento do olhar dos internautas para entender como os visitantes interagem com seus sites.

Além disso, empresas como a Eyetools promovem estudos similares para clientes como o Yahoo e o New York Times - mas os resultados geralmente são confidenciais.

Dois funcionários do Google, contudo, publicaram em um post o estudo de rastreamento de olhar feito em uma página de resultados do Google.

O objetivo foi determinar se a inclusão de miniaturas das imagens às pesquisas promovidas distraía ou ajudava os usuários. A conclusão? As pequenas fotos não atrapalham os internautas.

O vídeo divulgado pelo Google mostra pontos vermelhos passeando pelos resultados da busca - sendo que, quando maior a circunferência, mais tempo o usuário pousou seus olhos naquela área.

E acredite: o vídeo aponta o direcionamento dos olhos em tempo real, mostrando que os humanos são capazes de rastrear informações em alta velocidade - talvez maior do que eles próprios imaginem.


Nenhum comentário: