13 de fev. de 2009

Nada pessoal?

Pelo contrário, as táticas de relacionamento na web com as melhores performances são aquelas que investem em personalização

41% dos usuários de internet americanos disseram prestar mais atenção em anúncios personalizados. Quase a mesma proporção de respondentes (39%) disse estar mais disposta a clicar em anúncios desse tipo. Os dados são da ChoiceStream. É um dado interessante, especialmente em época de vendas mais baixas.

“Os consumidores entendem que os varejistas online querem saber mais sobre seu comportamento de compra para justamente tornar a experiência mais relevante”, observa o CEO da ChoiceStream, Steve Johnson. Mas a invasão de privacidade ainda é um gargalo.

Outra pesquisa, de 2008, da Harris Interactive, revelou que 45% dos entrevistados se sentem desconfortáveis visitando sites que avisam em seus códigos de conduta que o comportamento de compra é monitorado.

Outros 57% disseram à TNS Global que sentem-se preocupados com anúncios que trazem seu histórico de compras para mostrar ofertas relevantes de acordo com o perfil.

Mesmo assim, o argumento geral é de que os consumidores respondem melhor à personalização. De acordo com a ChoiceStream, quanto mais dinheiro os consumidores gastam online, maior a probabilidade de responder a personalização.

E o e-mail marketing?
A performance dessa ferramenta de baixo custo, tão popular entre os executivos de marketing, se mantém estável. Segundo pesquisa divulgada em janeiro pela Epsilon, usando dados dos últimos dois anos, os números envolvendo o e-mail praticamente não se alteraram. As porcentagens de abertura de mensagens e click-through caíram a uma taxa insignificante.

“Apesar da apreensão sobre a queda de efetividade da propaganda e do quadro econômico, o e-mail continuou a performar de forma consistente em 2008”, disse Kevin Mabley, vice- presidente da Epsilon.

Jeffrey Grau, analista senior da eMarketer, diz que executivos de marketing devem otimizar o uso da ferramenta. E mais uma vez a aposta é a personalização. “Aqueles que empregarem técnicas de segmentação e personalização para tornar seus e-mails mais relevantes terão a oportunidade de aumentar significativamente suas taxas de resposta,” disse. Dados do eMarketer estimam que os gastos com e-mail marketing irão subir para U$ 488 milhões em 2009 – em 2008, somou U$ 472 milhões.

Fonte: http://www.emarketer.com

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