14 de set. de 2007

Prince vai processar eBay e YouTube

O popstar Prince pretende processar o YouTube e outros grandes Web sites pelo uso não autorizado de canções dele em uma tentativa de "reconquistar a sua arte na Internet". O responsável pelos sucessos "Purple Rain", "1999" e "When Doves Cry" disse nesta quinta-feira que o YouTube não pode argumentar que não tem controle sobre os vídeos postados por seu site por usuários.

"É evidente que o YouTube consegue filtrar materiais de pornografia e pedofilia, mas aparentemente opta por não filtrar conteúdos musicais e de filmes não autorizados, que são básicos para seu sucesso comercial", disse um comunicado divulgado em seu nome.

O YouTube não respondeu imediatamente a perguntas enviadas por e-mail.

Prince também pretende tomar medidas legais contra a casa de leilões online eBay e a Pirate Bay, um site acusado por Hollywood e a indústria musical de ser grande fonte de pirataria musical e de filmes.

A ação legal é a tentativa mais recente da indústria musical de reconquistar o controle sobre o conteúdo, numa era em que a partilha de arquivos, os telefones celulares e os sites de vídeo tornam cada vez mais difícil implementar o respeito por direitos autorais.

Mas se acredita que é raro um artista individual da estatura de Prince enfrentar Web sites populares. Alguns novatos chegam a estimular a partilha de arquivos, para criar uma base fãs e aumentar a divulgação de seus discos.

A empresa britânica Web Sheriff foi contratada para coordenar a ação de Prince.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário: