Não há como negar que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e que, para conquistar a tão sonhada vaga de emprego, as pessoas devem se promover, tanto nas seleções como no ambiente de trabalho.
Em meio a muitos concorrentes, o melhor é fazer sua promoção pessoal. No entanto, ela deve ser realizada sem exageros. Veja abaixo algumas dicas para que você não tropece no marketing pessoal.
Algumas armadilhas
Fazer o marketing pessoal é se vender para a empresa. Algumas pessoas não gostam desta denominação que as compara com produtos, mas é a realidade. Como vendedor, existem algumas armadilhas que devem ser evitadas.
A primeira delas é a mentira. Não tente agradar quem você não conhece, já que seu comportamento pode revelar tudo, e você passará uma imagem de mentiroso. Também evite exageros, o que terá, como conseqüência, o descrédito das pessoas.
Outra armadilha muito comum é pensar que a imagem é tudo em uma pessoa. Esta verdade é condenável e deve ser eliminada. Não passe o tempo inteiro tentando vender sua imagem, pois você terá prejuízos, já que será tratado como “marketeiro”.
Como agir
Para fazer seu marketing pessoal, haja naturalmente. Tenha bom senso na hora de dizer o que já realizou e como se comportaria em determinadas situações. Afinal, você pode ser pego fazendo algo que condenou no passado.
Seja flexível e esteja aberto às críticas, mesmo com relação à sua personalidade ou ao seu trabalho. Não seja artificial, mostre que tem potencial e conteúdo, mas sem cair na arrogância.
Ressalte suas competências, mas de modo sutil, sem deixar claro que está se promovendo. Além disso, apresente e tente ressaltar sempre seus bons resultados.
Fonte: UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário