14 de out. de 2008

Granimado

O 3° Granimado - Festival de Animação de Gramado premiou na noite de 11 de outubro os melhores curtas metragens de animação inscritos na mostra competitiva.

O evento contou com programação gratuita com oficinas, exibição de cerca de 70 curtas e longas metragens em animação, itinerâncias nas escolas da região, além de debates que discutiram, especialmente, mercado de animação no Brasil e exterior.

Cerca de 15 mil participaram das atividades. Quase metade do público foi infantil. bPela sua importância, o evento foi escolhido pelo Ministério da Cultura para o anúncio de medidas inéditas para o setor: o Programa Nacional de Desenvolvimento da Animação Brasileira. O conjunto de ações, lançado na sexta-feira, dia 9, tem o objetivo de fomentar a produção, a teledifusão e a exportação de séries de animação brasileiras.

“A animação é a área mais promissora da indústria audiovisual a médio e longo prazo e já é a mais rentável”, disse o Ministro da Cultura Juca Ferreira. “Mais que cinema, temos a necessidade de ocupar as telinhas de celular, os computadores e as TVs com animação feita no país”, completou o Ministro.

A Secretaria do Audiovisual do MinC também lançou no Granimado o programa ANIMATV, um concurso que pretende desenvolver a produção de séries, a integração de estúdios, a capacitação de profissionais, a inserção no mercado internacional e as parcerias com emissoras de TV para teledifusão.

Representantes de TVs públicas e abertas também debateram sobre programação das televisões a cabo e abertas.

Nenhum comentário: